Saco Taleigo
Artigos,  Curiosidades

Saco Taleigo

Quem não conhece um Saco Taleigo ou Talego? 🙂

APONTAMENTO ETNOGRÁFICO
Este tipo de saco de pano, eram sacos com múltiplas cores, padrões e tecidos. Eram confecionados por mulheres com as sobras de retalhos das confeções de outras peças de roupa.
Tinham normalmente um cordão ou nastro que corria dentro de uma bainha e que os permitia fechar. Podiam ser forrados ou não, conforme gosto, objetivo ou inclusivamente o simples facto de haver tecido de sobra ou não.

Os taleigos eram principalmente o melhor modo de transportar aquilo que precisávamos. Ia-se às compras de talêgo, o qual era lavado sempre que necessário. Havia um taleigo para ir a cada comércio específico: marcearia, pão, cereais, etc…

O saco taleigo, em menor escala por exemplo, também podia ser usado para guardar pequenos objetos de valor ou mesmo dinheiro. Servia também para guardar algumas sementes, no caso dos agricultores ou até mesmo para transportar a “merenda” para os prados. Já dentro de casa, podiam ser usados nas arcas, cómodas e guarda-fatos com alfazema, que pelo seu cheiro afugentava traças, moscas, mosquitos e outros insetos. Nesses mesmos locais, existiam por vezes taleigos maiores, nos quais se acondicionava a roupa mais delicada ou mais antiga e que inspirava mais cuidados de preservação.

O saco taleigo era uma excelente embalagem reciclável inventada pela sabedoria popular, que sempre soube encontrar formas criativas de lutar contra a adversidade e a falta de meios. Depois de muito desgaste e roto pelo uso e pelas lavagens sucessivas, era remendado por mãos hábeis de mulheres, que assim lhes prolongavam a longevidade.

Atualmente, a luta contra o desperdício e o consumismo, pela melhoria da nossa qualidade de vida e pela salvação do planeta, passa pela implementação da política dos 3 RRR:

  • – Reduzir o lixo que se produz;
  • – Reutilizar as embalagens mais que uma vez;
  • – Reciclar os componentes do lixo, separando-os na origem.

O Projeto Retalhos valoriza e contempla o aproveitamento de uma forma criativa e prática.

Ver mais em: https://www.facebook.com/retalhospatchwork
Ver GALERIA completa.