Hexágonos Paperpiecing
Artigos,  Técnica

Técnica Paperpiecing Manual

A técnica paperpiecing, ajuda imenso para quem está a iniciar com projetos de patchwork. É importantíssimo que o projeto em papel esteja de acordo com o desenho pretendido, de forma a cortar todos os tecidos sem que haja desperdífico de tecido.

Gostaría de salientar que existem duas formas de fazer esta técnica. A manual e à máquina. No entanto é a manual que nos vamos focar para já. É mais útil e prático até para quem não tem máquina de costura.

Não precisa de máquina de costura

Para iniciar, devemos começar por projetos de pequena dimensão. Tanto para aprender, como para ver um resultado mais eficaz. Por exemplo esta pega de cozinha:

Peças Paperpiecing Manual
Projeto Pega de Cozinha
Pegas de Cozinha

Estas duas pegas de cozinha foram feitas inteiramente à mão à base de quadrados e triângulos.
O quadrado é das forma geométricas mais simples de trabalhar e é a base mais sólida para muitos dos projetos de patchwork. Neste exemplo, o quadrado maior foi todo dividido em triângulos 8 + 4 em iguais tamanhos. 

De uma forma criativa, podemos obter resultados bastante interessantes e conseguir blocos de patchwork lindíssimos.

Posteriormente a uma experência mais simples, podemos passar a projetos um pouco mais ambiciosos e desafiantes, por exemplo com hexágonos. (Exemplo em produção)

Manta Retalhos Hexágonos

Esta, é a peça perfeita para aproveitar pequenos retalhos de tecido de outros trabalhos. Torna-se quase viciante e é possível fazer em qualquer lado, uma vez que não requer máquina de costura e podemos inclusivamente ir fazendo aos pedaços.

Existem ainda outras vantagens desta técnica, podemoa produzir pequenas peças ou pequenas lembranças por exemplo, feitos inteiramente feitos à mão e em qualquer sítio.

 

 

Ver Galeria – AQUI

Saquinhos de Alfazema
O que acham de ter aqui disponível uns Kits para Paperpiecing ou desenhos para Download?

Contactar retallhos.joanadematos@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *