Matemática Andreia Hall
Artigos,  Curiosidades,  Técnica

Matemática aliada ao Patchwork, por Andreia Hall

Andreia Oliveira Hall (n. 1967) é professora no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro. Ao longo dos últimos anos tem colaborado na formação inicial e contínua de professores do ensino básico e secundário. Paralelamente tem realizado diversas atividades de divulgação matemática, como por exemplo o projeto Circo Matemático (que consiste na realização de espetáculos de magia matemática em escolas) e o projeto Histórias com sabor a matemática (que consiste em sessões onde se conta uma história e se envolve as crianças em atividades matemáticas; este projeto inclui a publicação do livro Aventuras matemáticas de Pinóquio – O bosque das figuras planas, em 2009). Nas suas atividades procura incentivar o gosto pela matemática e estabelecer interligações com outras áreas do saber, em particular com as artes visuais e a música.”  
in Notícias UA

Na realidade, a Andreia é uma especialista que respira matemática de uma forma criativa e pedagógica. Surpreendentemente, a matemática aliada ao patchwork foi a forma mais bela como forma e via de ensino na exemplificação dos conceitos matemáticos. 

"Tomando partido da matemática e da tecnologia entrelacei minuciosamente formas e cores com tecidos e linhas."

Na sequência de umas das pesquisas sobre a temática do patchwork em Portugal, eis que me “apareceu” um artigo sobre uma exposição realizada na Universidade de Aveiro, protagonizada por Andreia e as suas criações em Patchwork. Na altura, lamentei de todo não ter conseguido estar presente na Exposição “Entre Linhas“, como foi entitulada. “Aqui tão perto…” Todavia, decidi entrar em contacto com a Andreia e sem dúvida que foi a melhor decisão que podia ter tido. Desde já o meu agradecimento da forma como a Andreia me recebeu e surpreendentemente me deu a oportunidade de visitar o seu espólio na sua própria casa. Obrigada pela hospitalidade e mais uma vez, foi uma honra.

Conversámos um pouco no pátio de sua casa, numa conversa informal, sobre o que no fundo há em comum entre nós: o gosto pelos retalhos, o aproveitar qualquer pedacinho que seja e o PROJETO. É de um grande entusiasmo e motivador trocar informações nas quais nos revemos “e sim, estamos a falar a mesma linguagem”.
Saliento que, estar perante uma especialista de todos os conceitos matemáticos e falarmos da matemática aliada ao patchwork, foi a combinação perfeita. Foi na realidade uma manhã linda e solarenga, cheia de aprendizagem e formação. Aprendi coisas e fatos incríveis sobre como se pode aproveitar e o que está por detrás dos trabalhos da Andreia. Simplesmente fantástico.

Após esta conversa informal e motivadora, a Andreia convidou-me a conhecer os seus trabalhos. Uns expostos pela sua casa, outros que estavam arquivados. Tive o prazer de conhecer o porquê, o que estava “por trás” de cada um dos trabalhos e o toque. Cada conceito matemático ligado a cada uma deles. E como é incrível a ciência e a tecnologia estarem ligadas a uma técnica artesanal de costura.
Sim, é possível e o jeito que dá!!!

Pergunto: Porquê a matemática aliada ao patchwork? O que é um quadrado? O que é um triângulo? Como os posso dividir? Como os posso combinar? E muito mais….

Exposição “Entre Linhas” – Universidade de Aveiro

Entre Linhas Matemática Patchwork
Entre Linhas Matemática Patchwork
Entre Linhas Matemática Patchwork
Entre Linhas Matemática Patchwork

Nesta exposição, estiveram patentes obras sobre alguns conceitos matemáticos como:

  • Diagramas de Voronoi;
  • Simetria;
  • Antissimetria;
  • Fractais e Auto-semelhança.
Resumo fotográfico da Exposição “Entre Linhas”, de Andreia Hall

Espero que este artigo tenha sido de alguma forma motivador e elucidativo para a prática do patchwork. Estes conceitos são sem dúvida uma curiosidade em si mesmos e dos quais se pode tirar partido no âmbito destes trabalhos maravilhosos.

Obrigada Andreia Hall, por nos fazer olhar para o patchwork numa perspetiva bem mais cientifica.
E… como é “belo” olhar para a ciência matemática aliada ao patchwork, uma técnica de costura ancestral.

Joana de Matos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *